implante dentario em brasilia - df

Home / Implante dentário / 

Implante Dentário - Segurança e Qualidade

Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

Atualmente, a estética, em especial o sorriso, agrega um valor social considerável. A procura por cirurgiões dentistas está cada vez maior, em busca de função satisfatória (mastigação e fala adequada) e principalmente do sorriso perfeito. Com a Implantodontia é possível reabilitar pacientes com inúmeras e variadas situações clínicas, desde um paciente totalmente sem dentes que não permite uma adequada adaptação de próteses totais convencionais gerando desconforto, a um paciente que acidentalmente perdeu um incisivo central superior (dente da frente) gerando uma alteração no seu estado psíquico e estético. Independente da situação clínica, os pacientes desejam que sua reabilitação seja feita de forma rápida, segura e satisfatória. A Equipe da Excelência Odontologia têm o prazer em tornar possível essa reabilitação.

O que é um implante dentário

O que é Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

Implante dentário é um pequeno pino confeccionado em titânio com roscas externas semelhante a um parafuso. O titânio não sofre corrosão quando inserido ao corpo humano e por essa razão não sofre a rejeição imunológica, sendo cientificamente classificado como um material biologicamente compatível. Esse pino de titânio é instalado cirurgicamente dentro do osso para funcionar como a raiz dentária. Sobre o implante é fixado uma coroa protética ou uma prótese. Os implantes dentários podem ser utilizados em soluções para substituir um ou vários dentes perdidos. Proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais.

Quando devo fazer implantes dentários?

Melhor idade para implante dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

Os implantes dentários são indicados para pacientes com ausência de um, mais de um ou até mesmo ausência de todos os dentes e devido à essas ausências causar falta de estabilidade ou retenção da prótese removível, falta de estética adequada e dificuldade na mastigação dos alimentos.

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais: "ponte móvel" e "dentadura"? 

Como exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficácia. Já para as próteses móveis os implantes vão oferecer maior retenção e estética, aumentando a sua eficácia e segurança.

Qual o tempo necessário para a colocação de um implante dentário?

Quanto tempo de tratamento Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

O tempo de tratamento varia muito de acordo com a qualidade do osso do paciente, número de implantes e tipo de prótese a ser instalada. Para protocolos convencionais as próteses sobre implantes realizadas em maxila (superior) são realizadas 6 meses após a cirurgia de  colocação dos implantes e as de mandíbula (inferior) após 4 meses. Durante esse período de cicatrização (4 a 6 meses), você recebe uma prótese provisória até a colocação da prótese definitiva. Mas para os casos de próteses totais fixa (tipo protocolo), elas podem ser instaladas imediatamente (1 à 4 dias) após a cirurgia (carga imediata).

Porém, o procedimento escolhido depende de vários fatores, como sua saúde dental, o número de dentes envolvidos e quais dentes serão substituídos. Esses fatores também determinarão o número total de consultas ao dentista durante o período de tratamento. 

O tratamento é doloroso?

Dor Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

Não, mas como em qualquer cirurgia, o paciente poderá sentir algum desconforto. Geralmente a cirurgia de implantes traz menos desconforto que a extração de um dente. A anestesia e a sedação do paciente geralmente são administradas para ajudar a reduzir qualquer desconforto durante o processo do implante dentário. O seu dentista receitará medicamentos para aliviar qualquer possível desconforto e geralmente entre 24 a 48 horas após a cirurgia, o paciente pode trabalhar normalmente.

Os novos dentes devem ser tratados e examinados regularmente, como os seus dentes naturais. Escove-os e limpe-os com fio dental, conforme recomendado pelo seu dentista. Visite o seu dentista a cada seis meses ou com maior freqüência, se for recomendado.

Quais são os riscos dos implantes dentários?

Riscos Implante Dental - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

A estimativa de sucesso atualmente registrada para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. O implante corretamente instalado e osseointegrado e a prótese adequadamente planejada praticamente eliminam a chance de fracassos.

Eventuais perdas de implantes podem estar, no entanto, associadas a infecções, sobrecarga prematura dos implantes, má higienização local ou casos em que o paciente não apresente um quadro sistêmico favorável. Os estudos de acompanhamento clínico existem há quatro décadas e os resultados com essa técnica permanecem estáveis com o passar do tempo. Porém, não se deve esquecer de que uma boa higiene diária e as consultas de manutenção são requisitos indispensáveis para o bom funcionamento das próteses e implantes.

Há vários motivos pelos quais você deve considerar um implante dentário:

Higiene Bucal - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

1 - Recuperar estética e função:

Substituir dentes ausentes (ou condenados) e próteses convencionais, quando essas não correspondem às expectativas do paciente. Pode também servir de encaixe para um tipo de dentadura (overdenture), aumentando de forma notável sua estabilidade e retenção.

2 - Diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes:

Pacientes com perdas parciais dos dentes conseguem (com a instalação de implantes e sua respectiva prótese) harmonizar não só a estética e a função, mas também possibilitar um equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação.

3 - Frear a reabsorção óssea:

O que é reabsorção óssea? Porque ocorre?

A função do osso maxilar é sustentar os elementos dentários para permitir a mastigação. Sem a estrutura da raiz de um dente natural presente, o maxilar perde sua finalidade e o organismo passa a reabsorvê-lo (encolhê-lo). Esse “encolhimento” deixará seu rosto com aparência mais velha.

Atualmente existem técnicas regenerativas de osso e biomateirais que possibilitam a recuperação anatômica de áreas severamente reabsorvidas. Esses enxertos permitem a recuperação do paciente para que este possa se submeter à colocação de implantes dentais com resultados satisfatórios.

Os implantes podem deter esse processo de reabsorção, que pode gerar problemas funcionais quanto psicológicos nos indivíduos desdentados.

Restrições:

Restrições para Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

Os implantes dentários são bem-sucedidos?

Com mais de quatro décadas de experiência clínica e milhões de pacientes tratados, as estatísticas confirmam uma taxa de sucesso para não-fumantes acima de 95%. Desde que realizadas consultas de manutenção, os implantes podem durar a vida toda.

Quando devo fazer implantes dentários? 

Os implantes dentários são indicados para pacientes com ausência de um, mais de um ou até mesmo ausência de todos os dentes e devido à essas ausências causar falta de estabilidade ou retenção da prótese removível, falta de estética adequada e dificuldade na mastigação dos alimentos.

A idade avançada é um problema?

Ocasionalmente, pacientes com idade mais avançada manifestam a preocupação de que a idade os impeça de desfrutar das vantagens dos implantes dentários. No entanto, a saúde é um fator mais importante do que a idade. Se o paciente for suficientemente saudável para extrair um dente, provavelmente será saudável o suficiente para receber implantes dentários.

Quem não é um bom candidato para o implante dentário?

Candidato Implante Dentário - Excelência Odontologia - Riacho Fundo

São poucas as contra-indicações para este tipo de tratamento:

• Doenças sistêmicas graves, como por exemplo, leucemia;

• Pacientes com câncer que estão recebendo radioterapia ou quimioterapia, até que termine o tratamento e o médico autorize a intervenção;

• Diabetes não controlada;

• Pacientes psiquiátricos;

• Crianças ou jovens, até que terminem seu crescimento (por volta dos 16 anos de idade);

• Durante a gravidez. (é aconselhável se aguardar até o fim da gravidez);

• Dependentes químicos.

Considera-se importante frisar que qualquer pessoa que queira receber um tratamento com implantes esteja consciente de que suas próteses precisarão de cuidados regulares. A manutenção através da adequada higiene e de revisões periódicas é fundamental.

Vantagens sobre tratamentos convencionais:

Quais são as vantagens dos implantes dentários sobre a utilização de próteses ou dentadura?

Melhor aparência:

Quando você perde o dente inteiro - coroa e raiz - o seu maxilar pode "encolher", dando-lhe uma aparência envelhecida. Os implantes dentários ajudam a interromper esse processo. Com uma prótese ou dentadura convencional, isso não é possível.

Conservação dos dentes naturais:

Com as pontes dentárias convencionais, os dentes adjacentes aos dentes perdidos têm de ser desgastados para serem usados como âncoras para a ponte. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de modificar os dentes saudáveis.

Solução definitiva:

Não existem componentes soltos que podem se perder. O implante dentário é estável e confortável, dispensando quaisquer ajustes após a colocação. Normalmente ele funcionará pelo resto da vida.