Periodontia

Home / Periodontia / 

O que é periodontia?

Dentes Conóides

Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é uma infecção que causa inflamação na gengiva e que pode progredir e atingir o osso alveolar e os outros tecidos de sustentação dos dentes. Na grande maioria dos casos é causada pela placa bacteriana (biofilme dental), uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana se forma e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva, mas também o osso que suporta os dentes. Isso pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

Gengivite

Gengivite

Sua gengiva sangra? O sangramento gengival é um indício importante, que indica que algo de errado provavelmente está acontecendo. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças causadas pela presença da placa bacteriana no espaço entre o dente e a gengiva e são caracterizadas por vários sinais, dentre eles o sangramento. Ou seja, sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele permanecer ocorrendo, sua causa deve ser investigada e tratada em breve. Outro detalhe importante é que tanto a gengivite como a periodontite podem provocar a alteração no odor do hálito. A gengivite é o estágio inicial dessa doença e quando não tratada pode evoluir para uma forma mais grave, que é a periodontite. Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada. Entretanto, o osso de suporte e as fibras do ligamento não sofreram nenhum dano.

Periodontite

periodontite

A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ou seja, um espaço entre a gengiva e o dente maiores que 3 milímetros de profundidade, e acarretando em perda óssea.

Além dos sinais da gengivite, como o sangramento, na periodontite inicial, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva, que significa a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento.

Entretanto, se a periodontite não for tratada no estágio inicial, a bolsa ficará profunda e a gengiva afastada em relação ao dente (periodontite avançada). Se a perda óssea for muito grande, o dente ficará com mobilidade e, dependendo da quantidade de osso perdido, pode ser indicada a extração do dente.

Como saber se tenho doença periodontal?

A doença periodontal pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial pode ser revertida, portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental;
  • Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
  • Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
  • Como é tratada a doença periodontal?

    Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da raspagem profissional, escovação e do uso de fio dental corretos.

    Uma limpeza profissional pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.

    Se o seu problema for muito sério, o ideal é que você procure um especialista (periodontista) que após um minucioso exame clínico e radiográfico elaborará um plano de tratamento visando remover a infecção.

    Gengiva saudável

    Gengiva saudável é firme e não sangra.
    Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.

    Gengivite

    A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.

    Periodontite

    A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes.
    Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.

    Periodontite avançada

    As fibras de sustentação e o osso estão destruídos.
    Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.