Protese Dentária

Home / Tratamentos / Prótese Dentária / 

O que é, quais são os tipos de prótese dental , quanto custa e quanto tempo demora?

quanto custa e quanto tempo demora protese dentaria

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais. Pode ser total ou parcial, removível ou fixa.

Existem vários tipos: prótese total (dentadura), PPR (prótese parcial removível), prótese fixa, entre outras.

O valor de uma protese é cara devido a mão de obra clínica e laboratorial. Outro fator é o material a ser usado, principalmente as fixas que são feitas de materiais de maior valor.

Sim, além do trabalho a ser executado pelo dentista, depende das provas da peça e também do trabalho laboratorial protético, portanto pode levar algumas consultas.

É fácil se acostumar com uma prótese?

Acostumar com a Protese

A dentadura inferior leva 4 vezes mais tempo que a superior. Quanto mais tempo você empregar na mastigação, melhor será a adaptação. Não coma porções grandes de alimentos no princípio. Divida os alimentos em pequenas porções. Você terá dor e desconforto no começo; se aparecerem pontos dolorosos ou "calos" procure seu dentista, que lhe dará alívio necessário.

Por que as dentaduras "machucam"?

Por que as dentaduras machucam?

Quase sempre elas irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não traumatizem a fibromucosa, provocando dores. Quase sempre é necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais etc.; não esquecer que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

Os grampos da PPR estragam os dentes naturais?

Não. Eles devem ser feitos com técnicas corretas e o portador deve higienizá-los cuidadosamente, bem como os dentes naturais e o aparelho, pois o que causa a cárie é a placa bacteriana que se fixa no dente natural e nas superfícies dos grampos. Sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio (com grampos).

Quais cuidados você deve ter com sua prótese?

cuidados com protese dentaria

Não utilizar alicates ou qualquer outra ferramenta para apertá-la ou afrouxá-la;
Não lixar ou desgastar por conta própria;
Não fazer qualquer tentativa de ajustar;

E, principalmente, não esperar calejar. Você não precisa sofrer até formar um calo ou machucar. Se ela estiver machucando, procure um de nossos dentistas. Eles estão à disposição para orientá-lo e avaliar a necessidade de fazer uma nova prótese.

As próteses móveis devem ser removidas após a alimentação, em seguida, deve-se fazer a higienização dos dentes naturais, depois com uma escova própria para prótese (vendida em farmácia) ou uma escova comum, escovar a prótese. Remover todo o alimento, bactérias e fungos. Podem ser utilizados produtos efervescentes para facilitar a higienização. O acúmulo, de antigas partículas pode dar mau odor. Uma dentadura que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite. Para as próteses fixas, deve-se fazer uma escovação eficiente, utilizando fio dental, fita interdental e passa fio (que auxilia na passagem do fio dental). As pessoas que utilizam estas próteses têm que escovar os dentes mais vezes ao dia para não acumular tártaro e placas.

Devo usar produtos de fixação?

Quase sempre não há necessidade de pó adesivo; deve-se usá-lo somente a conselho do seu dentista. Muitos pacientes não ficam satisfeitos com a retenção das suas dentaduras; começam por conta própria ou por informação de outros a usar pó adesivo; porém, com a pressão aumentada, a gengiva se reabsorve, se contrai mais rapidamente e as dentaduras ficam cada vez mais frouxas, precisando se aumentar cada vez mais e a quantidade desses "produtos ditos milagrosos".

Que tipo de alimentos deve comer?

alimentos macios

Coma somente alimentos macios e cremosos nos primeiros dias; à medida que for progredindo, coma alimentos mais sólido e mastigue vagarosamente e por igual a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

Deve-se retirar a prótese para dormir?

dormir

Não, desde que ela apresente condições de retenção, suporte e estabilidade e não esteja causando nenhum desconforto aos dentes ou aos tecidos gengivais.

Quanto tempo dura uma prótese?

quanto tempo dura protese dentaria

Para as próteses móveis (dentadura e PPR), o paciente deve, a cada cinco anos, procurar o dentista para verificar estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea, dores em algumas áreas. Ele detectará a necessidade de trocá-la. O paciente que tiver também dentes naturais deve fazer este controle de seis em seis meses. Para prótese fixas, não há um tempo determinado, o paciente deve procurar o dentista a cada seis meses para controle, pois a falta de higienização pode acarretar problemas sérios, inclusive a perda da peça.