Dentística

Home / Tratamentos / Dentística / 

Dentística ou Odontologia Estética

quanto custa e quanto tempo demora protese dentaria

É o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, facetas e restaurações estéticas.

O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

Dentes Conóides

Dentes Conóides

Durante a formação do órgão de esmalte, estrutura epitelial que modela o dente, pode haver alteração no padrão histológico, determinando um dente de tamanho menor do que o normal, denominado microdente ou incisivo conóide, caso acometa esse grupo de dentes. Esses dentes coniformes incidem com freqüência relativamente alta, indistintamente quanto ao lado da arcada dentária e são normalmente unilaterais e mais comuns no sexo feminino.

O método mais simples para corrigir dentes coniformes é a aplicação direta de resina composta, adquirindo forma e aparência similares às do dente natural. Em alguns casos, há mais de um dente conóide, necessitando-se da restauração dos dentes afetados para a recuperação de um sorriso estético. A opção de restauração com o uso de resinas, sem desgaste dental, é bastante interessante. Cuidados precisam ser tomados na criação do novo contorno gengival e sua relação com a papila dental, para manter acabamento marginal apropriado e relação fisiológica que evite problemas periodontais na área.

Diastemas

quanto custa e quanto tempo demora protese dentaria

O diastema pode ser definido como sendo espaço entre dentes ou ausência de contato entre dois dentes consecutivos, ocorrendo em qualquer lugar da arcada superior ou inferior, mas principalmente entre incisivos centrais superiores. Pode ser por causa fisiológica, patológica e provocada por uma disjunção palatal (ortodontia).

As opções para o fechamento dos diastemas são várias, como:

  • • tratamento ortodôntico, para diastemas maiores do que 3mm;
  • • facetas laminadas em cerâmica;
  • • coroas de porcelana;
  • • resina composta.

Um dos grandes diferenciais da odontologia moderna é a possibilidade de empregar procedimentos conservadores, que unem a restauração aos dentes sem a necessidade de desgaste da estrutura dental, ou com desgaste mínimo. Sobre a superfície dos dentes são aplicados ácidos e outras substâncias que preparam a superfície do dente para o recebimento de um adesivo, que permite que a restauração possa ser unida ou colada novamente.

Importante é um correto diagnóstico para podermos indicar a melhor alternativa de tratamento para o paciente.

Restauração Posterior em Resina Composta

Restauração Posterior em Resina Composta

Muitas pessoas procuram seus dentistas por estarem descontentes com restaurações que apresentam cor diferente da de seus dentes, como, no caso das restaurações de amálgama. O amálgama é um material de cor prateada e que com o passar do tempo torna-se mais escuro. Porém, isso não significa que a restauração seja ou esteja ruim. Mas, como muitas vezes o paciente não está satisfeito com o aspecto dela ou, sua profissão exige dentes totalmente brancos, existe a alternativa de troca da restauração por uma resina que apresente a mesma cor dos dentes naturais.

Hoje em dia existem resinas que são capazes de resistir às forças que atuam durante a mastigação e sofrer muito pouco desgaste com o passar do ano. Essas resinas apresentam cores variadas e podem ser esculpidas de modo a apresentar forma e cor idênticas às dos dentes naturais. E, o que é melhor, elas podem ser realizadas em apenas uma consulta.

Indicadas para cavidades de cáries pequenas a médias, troca de restaurações antigas cuja cor desagrade o paciente, que sofreram infiltração, restaurações que caíram, etc.

Quando as cavidades são grandes demais e há necessidade de estética, podem ser indicadas inlays e onlays. Conhecidas como blocos, são restaurações que envolvem grande parte da superfície de mastigação dos dentes posteriores. Essas restaurações podem ser de resina composta ou porcelana, produzidas em laboratórios por protéticos. Necessária duas consultas para sua execução.

Facetas Laminadas de Porcelana (Lente de contato)

quanto custa e quanto tempo demora protese dentaria

As facetas laminadas são consideradas recursos estéticos de restaurações eletivos e com características conservadoras. As facetas apresentam grande durabilidade e podem proporcionar um tratamento rápido e eficaz.

Casos onde os dentes apresentam escurecimento, alteração no tamanho, forma e dentes com restaurações extensas, a faceta se torna uma boa opção de tratamento.

As facetas são lâminas delgadas que fazem lembrar unhas postiças, e que são coladas sobre o esmalte dos dentes anteriores naturais com o objetivo principal de melhorar sua aparência.

Para abrigá-las sem que elas tornem os dentes mais volumosos e para que não sejam percebidas, é necessária a execução de pequenos desgastes no esmalte dental.

As facetas de porcelana começaram a fazer sucesso quando artistas de Hollywood e outras celebridades começaram a usá-las, na década de trinta. Porém, naquela época não existiam adesivos que unissem de modo eficaz a faceta ao dente. Somente décadas depois, com o aprimoramento dos adesivos, essas restaurações ganharam popularidade.