Odontopediatria

Home / Odontopediatria / 

O que é a Odontopediatria

Dentes Conóides

A Odontopediatria é a especialidade pela qual a criança tem o primeiro contato com o dentista. O odontopediatra deve, portanto, empenhar-se na prevenção, educação e motivação para obtenção da saúde bucal do seu paciente.

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Os hábitos relacionados à saúde, quando estabelecidos na infância, são mantidos por toda a vida, por isso, quanto mais cedo o contato com o dentista, mais positiva será sua imagem, favorecendo a implantação das práticas odontológicas de forma rotineira, sem criar fobias na criança.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O odontopediatra atua na prevenção e tratamento da cárie dentária, doença periodontal (problemas de gengiva), hábitos bucais (uso prolongado de mamadeira e chupeta, sucção de dedo, respiração bucal, entre outros), alterações oclusais (de mordida), dieta e higiene oral do paciente. A abordagem da criança é feita interagindo-se com outras especialidades relacionadas: ortodontia/ortopedia funcional dos maxilares, pediatria, otorrinolaringologista, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, obtendo- se assim uma visão completa do paciente.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável e feliz!