Home / Toxina Botulínica (Botox) e Preenchimento / 
Botox e Preenchimento

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico. Tem sua ação mais ampla e divulgada na estética, para as pessoas que querem driblar a flacidez e rugas que são sinais da idade. Contudo o seu uso não se limita somente ao uso estético, essas substâncias dentre inúmeros outros usos pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais. Apesar de ter uma conservação complicada a sua manipulação e uso são muito fáceis e seguros. Cada vez mais os dentista estão buscando na toxina a solução para os problemas do seu pacientes.

Botox para o Bruxismo

Para o bruxismo, a toxina vem ajudando os pacientes que sofrem por apertar ou ranger os dentes durante o dia ou a noite. A toxina é injetada nos dois lados no músculo masséter, principal musculo da mastigação e diminuir a sua potência e o estímulo para o bruxismo. Vem apresentando resultados surpreendentes mesmo porque é um tratamento bastante novo. Outro uso da toxina é no tratamento das dores orofaciais e problemas e disfunções da articulação têmporo mandibular - ATM.

Botox para o Sorriso Gengival

Para os pacientes que sempre buscam melhorar o sorriso, a toxina pode ajudar ainda mais. Pessoas que mostram demasiadamente a gengiva - sorriso gengival - têm outra opção hoje ao invés da cirurgia. Paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior de ambos os lados, vamos ter uma menor exposição da gengiva. O bloqueio químico não deixa sensação de anestesia ou face paralisada.

A toxina botulínica pode também ser usada nos seguintes casos

1) Diminuir a potência mastigatória em casos de implantes, enquanto se está esperando o tempo de osteointegração;
2) Corrigir sorrisos assimétricos ou tortos;
3) Dores orofaciais de origem muscular;
4) Problemas com bruxismo e ATM;
5) Assimetria de face.

Preenchimento

O preenchimento consiste na aplicação de injeções de ácido hialurônico para a correção de imperfeições e também para reposição de volume perdido que compromete tanto a função quanto a estética.

Pode ser usado para:

  • Corrigir sulcos profundos como o sulco nasogeniano “bigode chinês”
  • Sulco mentolabial ” marionete”
  • Melhorar o aspecto de cicatrizes
  • Aumento do volume dos lábios
  • Melhorar o contorno da boca
  • Tratamento de rugas como as periorais “código de barra”
  • Melhora do contorno facial

O ácido hialurônico é o produto mais utilizado por ser biocompatível com a pele. Isto significa que ele é absorvido pelo organismo após alguns meses (que pode variar desde 6 meses até 2 anos), sendo uma forma segura e eficaz de tratamento.