Home / Aparelho Ortodôntico / 
aparelho ortodontico

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, distúrbios da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência, comprometendo a sua estética.

A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com bráquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica- se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos.

O aparelho estético é uma ótima escolha para adultos e jovens que procuram um tratamento ortodôntico mas não querem aquele “sorriso metálico” interferindo nas suas atividades sociais e profissionais.

Neste tipo de aparelho, em vez de serem fabricados com aço, os braquetes são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos do que os convencionais de metal.

Existem os aparelhos de porcelana e de safira. O de porcelana não mancha ao longo do tempo. A estrutura dele é bem resistente a ação de agentes externos, mas ele é leitoso. Tem a cor bem branquinha e pode destoar e se destacar em alguns sorrisos pela diferença de cor entre o aparelho e o dente. Mas mesmo assim é uma boa opção. O de safira é o mais caro do mercado, mas tem um motivo para isso. Eles são de uma cerâmica monocristalina, ou seja, eles são transparentes! Parecem de vidro, mas apesar do aspecto frágil, são bastante resistentes e não se descolam com facilidade dos dentes. Eles também permanecem transparentes do início ao fim do tratamento.

Não podemos nos esquecer de que, apesar de termos braquetes que não mancham e nem amarelam, as borrachinhas sujam e ficam amareladas com o tempo. Então, para manter o sorriso branquinho, tem que tomar cuidado com os alimentos consumidos. Quanto maior a concentração de corante no alimento, mais rapidamente as suas borrachinhas vão manchar e ficar amareladas.